A criação do projeto Maré de Sabores, com oficinas de formação em Gastronomia para moradoras da Maré, em 2010, deu início a um projeto maior da Redes da Maré para atrelar desenvolvimento territorial a iniciativas ligadas à área de Gastronomia.
A partir da formação, o Maré de Sabores abriu uma outra frente de trabalho: o buffet, uma iniciativa para geração de renda na qual trabalham mulheres da Maré formadas nas oficinas do Maré de Sabores e que oferece ao mercado serviço de catering para instituições, universidades e demandas privadas e atende, também, com suas receitas e quitutes com serviço de entrega programada em casa e kits corporativos para presentear.
inserir mapa do ciclo
Em 13 anos de atuação no território, o Maré de Sabores já formou mais de 1.000 mulheres assistentes de cozinha, 80 merendeiras, 200 encaminhadas para seleção de trabalho ou apoiadas por mentorias para seus negócios, além de 1.000 qualificadas na área - possibilitando novos caminhos e melhorando a qualidade de vida das mulheres da Maré. Hoje, a sede do projeto é na Casa das Mulheres da Maré.